domingo, 18 de outubro de 2009

Luzes, sombras e movimento



Semana passada, fui até a Usina do Gasômetro assistir ao espetáculo 7 Vezes Clarice - Fragmentos de Clarice Lispector. Considero essa autora bárbara e talvez por isso estava inclinada a gostar da peça. Tamanha foi minha surpresa, quando, ao contrário, na adaptação, seus textos por vezes me pareceram perder um pouco do caráter intimista e dos detalhes que se desvelam nas entrelinhas, de alguma forma um pouco do significado se esvaeceu na fala de alguns dos atores... Ainda assim, havia uma atriz que se destacava (a primeira na foto debaixo pra cima), ela tinha completo domínio do palco e do texto e ao interpretar "Restos de Carnaval" me levou as lágrimas.


(...) Só horas depois é que veio a salvação. E se depressa agarrei-me a ela é porque tanto precisava me salvar. Um menino de uns 12 anos, o que para mim significava um rapaz, esse menino muito bonito parou diante de mim e, numa mistura de carinho, grossura, brincadeira e sensualidade, cobriu meus cabelos já lisos de confete: por um instante ficamos nos defrontando, sorrindo, sem falar. E eu então, mulherzinha de 8 anos, considerei pelo resto da noite que enfim alguém me havia reconhecido: eu era, sim, uma rosa. (Clarice Lispector)



E nesse domingo fui ao Teatro Renascença, conferir Dez (quase) amores. Um espetáculo que dá pra encher a boca e dizer que é daqui, é gaúcho e me levou ao riso. Ilustra de forma humorada os encontros e "despedidas" de uma adolescente até chegar a fase adulta. Em suma, ouso dizer que a mensagem era "enquanto você não encontra o certo, vai se divertindo com os errados" e a própria protagonista admite que o que importa e vale a pena é a jornada e não o destino!

6 comentários:

Priscilla Marchetto disse...

natii..q bonito!
clarice..clarice..clarice...ela é sublime! né?

bjinhus!

a_girl_feeling disse...

Pri, ela é genial! :) bjsss

Flor de Bela Alma disse...

Oi lindona, que bom vc e a Pri nesse contato. Ela é muito querida. Seu blog que é um encanto. Vc já viu meus vestidinhos? Estou louca para fazer um para vc e te colocar no blog. Beijinhos: Bia
(http://vestidoscompoesia.blogspot.com)

Um cara normal disse...

ao tentar dar sua identidade à interpretação de algumas obras, alguns atores acabam pecando pelo excesso. Por isso que sou fã desse ator: http://tinyurl.com/yl7uhgs =D

a_girl_feeling disse...

Bia queridonaa!! Essa troca, esse contato é mesmo muito valioso! Adoro vc e a Pri!! :D Já vi seus vestidos sim, inclusive passeando pelo "Hoje vou assim"! Esse verão tá super convidativo... vamos ver se me empolgo!! heheh ;) bjssss

a_girl_feeling disse...

hahah Relsi, que figura vc! Perspicaz a sua colocação! bjss