terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Copie Conforme

Eu ando numa fase meio insensível (!) e tive a impressão de que Cópia Fiel seria um daqueles filmes europeus com tomadas longas, cenas paradas e subjetivas demais... Mas tive uma doce surpresa, o filme é magnífico. Se molda num enredo que poderia ser uma cópia de tantos outros, mas a montagem é de uma originalidade ávida! Subjetividade na medida certa e diálogos espirituosos que se constroem em três línguas diferentes: italiano, inglês e francês! A fotografia cálida, um pequeno vilarejo ao sudoeste da Toscana, enobrece as cenas.

Do que mais me marcou, fica a fala de uma senhora que "aconselha" a protagonista: "O ideal não existe. Seria verdadeiramente estúpido para nós (mulheres) ficarmos infelizes em nome de um ideal".

E um conselho de um senhor para o protagonista: "Acho que a única coisa que ela pede é  que você caminhe ao lado dela e coloque a mão no seu ombro. É só o que ela espera. Mas, para ela, é vital. (...) Todos os problemas poderiam ser apagados com um gesto simples. Faça esse gesto e liberte-se".

Talvez eu tenha pecado na tradução, pois essas falas são em italiano e francês respectivamente, aliás o inglês retrata as partes mais frias do filme!

Fica a dica de um super filme pra esse dia de chuva (ou para um de sol).


Nenhum comentário: