sábado, 22 de agosto de 2009

POA, primeiras impressões


A pensão

Aqui se conquista um lugar ao sol.
O chão do meu quarto (no terceiro andar) treme toda vez que passa um ônibus na Avenida João Pessoa.
As freiras, definitivamente, não são santas.
Eu e as outras meninas não podemos entrar na cozinha sob hipótese alguma das 14:45 até às 15:30, horário reservado exclusivamente para a limpeza.
Se eu chegar depois das 23:30 ninguém virá abrir a porta.
Não posso andar pelada pelos corredores e tampouco gritar.
Eu gosto do aquário que tem aqui, os peixes me passam um tipo de paz, mesmo quando nadam rápido.
Será que eventualmente alguma das moças desce para tocar o piano que fica próximo a sala de entrada?

A cidade

Um vento forte, muito forte.
Pessoas com estilos diferentes e que cuidam do próprio umbigo. Um máximo!
Estabeleci uma certa resistência a impulsos generosos (por enquanto).
Homens bonitos, altos, fortes e charmosos. Ah, os gaúchos!
Engraçado voltar do centro pra pensão (bairro santana), caminhar uma quadra na direção contrária, ter certeza que a rua mudou de mão da manhã para a tarde, tomar a direção correta, estar passando reto em frente a pensão e “opa é aqui”.
Não ter a menor percepção de norte ou sul.
Descobrir que a minha noção de perto (uma ou duas quadras) vai ter que se adequar para mais de seis quadras (considerando a volta, são mais de 12!).
Conversar com as pessoas que já moraram aqui e confirmar que elas adoraram e que possivelmente eu vou adorar também.
Um Beira-Rio que me chama e me tenta e em breve me terá e eu o terei para começar a festa.
Amigos e familiares, que estão aqui, atenciosos e muito queridos.

A arte

Uma peça audiovisual no Santander Cultural mostrando que lavar louça, pode também ser arte, o que, a longo prazo, é animador.
A exposição "O Realismo" no MARGS com obras dos mais renomados artistas para celebrar o ano da França no Brasil. (Em breve, eu vou).
Cinema, com filmes que, de fato, estreiam na sexta-feira anunciada, diferente do Passinho que eu tinha que ficar esperando semanas.
Os artistas de rua em performances vívidas.
Uma variedade de peças de teatro, super convidativas.
Ademais, porções variadas de cultura e entretenimento que eu ainda vou descobrir e, assim, experimentar as matizes que colorem a capital.


Nenhum comentário: